Logotipo, logo, marca, logomarca...
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


Atire a primeira pedra quem nunca usou a terminologia "logomarca" ao se referir ao logotipo de uma marca. Esse termo gera polêmica desde que o mundo é mundo e para alguns, apesar de largamente empregado, é considerado errado. Em “O Efeito Multiplicador do Design”, Ana Luiza Escorel afirma que: 

"Marca é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. (...) Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão. Agora palavra-marca ou conhecimento-marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma."

Mas veja como organizações de branding e design se posicionam.

No "Glossário essencial de branding do Comitê de Branding" da Associação Brasileira de Anunciantes - ABA, glossário este que conta com a contribuição de empresas como Interbrand e FutureBrand, o termo "logomarca" aparece com a seguinte definição:

- É o conjunto compreendido entre o símbolo e o logotipo

Seguido da definição de logotipo:

- É a forma escrita do nome fantasia adotado por organizações, produtos ou serviços.

Logo após, duas definições de "marca":

I.  Um nome, termo, símbolo, desenho ou qualquer elemento que identifica o bem ou serviço de uma organização como distinto dos de outras. Uma marca pode identificar um item, uma família
de itens ou todos dessa organização.

II. Marca é um conjunto organizado de percepções (cognitivo) e sentimentos (emocional), residentes no consumidor, que faz com que determinado bem ou serviço seja mais do que simplesmente diferente de seus competidores. Um conjunto de percepções e sentimentos que faz com que ele possa vir a ser único e capaz de satisfazer as necessidades tangíveis e simbólicas do consumidor.

Já no "Glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico ABC da ADG", livro lançado pela Associação dos Designers Gráficos - ADG, logomarca é:

- Identificação genérica habitualmente utilizada, sobretudo no meio publicitário, para sinais diversos de um programa de identidade visual, como logotipo, símbolo e marca.

A definição de "logotipo": 

1.Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria.
2. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo.
3. Marca comercial de uma empresa constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos.

E "marca":

Nome, símbolo gráfico, logotipo ou combinação desses elementos, utilizado para identificar produtos ou serviços de um fornecedor/vendedor, e diferenciá-los dos demais concorrentes. (...) O mesmo que brand.

A discussão é mais longa que esse post, mas para gente, seja lá o que fizer mais sentido para você, uma coisa é certa, logo é uma coisa, marca é outra coisa e isso junto, é diferente de logomarca.

------
"voos sobre o branding" são vídeos (curtinhos) que expressam pensamentos randômicos que guiam a blackbird branding.