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Consultoria de Inteligência de Marcas especializada em identificar e traduzir a identidade do seu negócio (mas só entre nós, o que a gente faz mesmo é tirar a sua empresa da "crise de identidade").

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Consultoria de Inteligência de Marcas especializada em identificar e traduzir a identidade do seu negócio (mas só entre nós, o que a gente faz mesmo é tirar a sua empresa da "crise de identidade").

 

Quais são os sintomas pra saber se a minha empresa está em "crise de identidade"?

A sua empresa está em "crise de identidade" se você, gestor da marca, não consegue responder a perguntas do tipo "quem são vocês?" ou "por que vocês fazem o que fazem?" em sintonia com o enfoque do seu sócio, do seu funcionário e do seu público. Esse é o momento que você se dá conta que, na verdade, desconhece a identidade da sua marca. A falta de convicção ou de empolgação ao falar sobre a identidade da própria marca também é outro sintoma clássico.

Há outra maneira de perceber isso?

Se você responde a pergunta "o que vocês fazem?" sob a ótica do operacional ao invés do benefício que oferece ou quando te perguntam "qual o seu público?" costuma afirmar que atende a todo mundo, tem grandes chances de estar no grupo das empresas em "crise de identidade" e nem se dar conta. 

Para quem olha de fora é mais fácil perceber do que para quem está dentro da empresa. Existe um perfil muito recorrente de "gestores de marca em negação", que são aqueles que falam que dominam todos os aspectos da sua empresa mas que, na prática, basta verificar a incoerência entre discurso e ação pra ver que não dominam mesmo. 

O gestor, por exemplo, entende a sua marca como divertida mas a comunicação é ora conservadora, ora moderna e ora qualquer outra coisa. Fica esse paradoxo para o consumidor e para o funcionário, que é a interface da empresa com o seu público nos casos de marca de serviço. Conscientemente são marcas que não tem discernimento do que fazem de melhor e nem das suas limitações.

Cá pra nós, se elas não sabem o que pensar sobre si é natural que cada pessoa pense uma coisa diferente sobre elas também, certo? Pra piorar, não raro os gestores caem no erro de imitar o comportamento de outras empresas que veem como líderes com o pensamento mágico de que "se funcionou pra elas vai funcionar pra minha marca também"

O que causa essa situação?

Os motivos são variados.

Um deles é que quando uma empresa "nasce" ela precisa tocar o dia a dia para sobreviver e os possíveis questionamentos que vão surgindo acabam indo para debaixo do tapete. Pode ocorrer também a entrada de novos sócios durante a existência da marca e cada um tem uma maneira de atuar e pensar diferente e isso nunca foi colocado às claras para se achar um denominador comum que faça a empresa pensar de forma uniforme.

Outro motivo pode decorrer de um eventual processo de Fusão e Aquisição, a tal M&A, e se não houver um esforço de reflexão estratégica pra avaliar como vai ser essa nova "criatura" e quais as expectativas de mudança em relação à sua forma de fazer negócio, tanto para dentro da casa quanto para o mercado externo, as pessoas acabam assumindo as suas próprias opiniões. O maior erro aqui é a marca achar que criando um novo logotipo e pendurando um quadro de "Missão, Visão e Valores" na parede a mensagem ficará clara para todo mundo.

Olhe para dentro, aprenda primeiro a se conhecer.
— Freud

Tem "cura"?

Claro que tem!  Ela está bem aí na sua empresa e nós podemos te ajudar. Se você tem qualidade, criatividade e inteligência como premissas indiscutíveis para crescer e acredita que o caminho para estabelecer vínculo e engajamento com os seus públicos (interno e externo) está na coragem de entender e assumir a identidade única do seu negócio, somos a consultoria certa pra te dar a mão e caminhar com você nesse processo.

Como isso acontece?

É um trabalho em conjunto: nós, você e a sua empresa. Juntos vamos "arrumar a casa", alinhados à sua estratégia de negócio, vamos entender qual a soma de habilidades, capacidades e talentos que te tornam único para traçar a Identidade do seu Negócio.

Em seguida vamos definir a plataforma da sua marca estabelecendo os direcionamentos estratégicos que irão desenhar uma empresa coerente, ou seja, com uma proposta clara e que se relaciona com os seus públicos com relevância e fluidez. É isso que chamamos de Inteligência de Marcas.

Você sabe que tem uma marca inteligente quando ela funciona a favor da sua empresa. Os benefícios são inúmeros. Na prática a sua marca passa a facilitar tanto o dia a dia de todos que fazem a marca quanto a percepção do consumidor. Além disso, ela amplia o seu potencial de crescimento e de parcerias estratégicas também.

Ao final desse processo você recebe um relatório contendo as diretrizes estratégicas para implementar na sua empresa. Só depois de estabelecidas essas premissas é que aconselhamos que inicie qualquer movimento relacionado à comunicação, tais como reformular o nome ou o logotipo ou fazer o novo site. Dessa forma você garante que os pontos de contato dessa (nova) marca estejam "falando a mesma língua".

E porque vocês resolvem o meu problema melhor do que outras empresas?

Porque temos coerência como premissa. Na Blackbird a estratégia é criativa e a criação é estratégica, um tem que potencializar o outro.

Além disso, a nossa experiência em agências criativas – de design ou de comunicação – nos fez perceber o que é importante para que a saída do trabalho fique "redondinha" quando se recebe uma estratégia de marca.

Não raro, estratégias de marcas são muito técnicas, abusam de uma linguagem pouco acessível ou, ao contrário: são muito rasas e não oferecem elementos suficientes para facilitar a vida do gestor e das suas parcerias. Aqui a gente combina o melhor dos dois mundos. Por isso chamamos de "estratégia criativa" pois ela é feita para sair do papel e abrir novas possibilidades na prática. Fazemos o complexo parecer simples, o estranho se tornar lindo e a ousadia ser acessível (e não raro premiável).


Curtiu e quer saber mais informações? Então entre em contato e vamos falar sobre porque a sua empresa vem te dando dor de cabeça ultimamente.

 

O que fazemos

De A a B

Estratégia Criativa de Marcas

A gente usa e traduz vários estrangeirismos: branding, marketing, design thinking, design doing e o que mais fizer sentido pra sua marca fazer sentido também.

SAIBA +

Gestão de marcas

Ok, você fez a estratégia da sua marca... e agora? Como traduzir tudo que foi pensado na estratégia para a prática? Não se preocupe, a gente te acompanha nessa jornada :)

SAIBA +

 

Conheça alguns dos nossos cases

Paixão em construir a inteligência criativa de marcas simples, singulares e lindas